Outubro Rosa – Previna-se

Como muitos sabem o mês de Outubro é conhecido como o mês mundial do combate ao câncer de mama e achamos muito importante alertar sobre esse tema, já que esse tipo de câncer é o que mais mata mulheres no mundo todo. O laço rosa simboliza essa luta e o movimento surgiu nos Estados Unidos, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano, o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) do câncer de mama. Esse movimento ficou conhecido e acabou ganhando força em todas as partes do mundo.

A marca do movimento ficou conhecida pela iluminação na cor rosa de prédios e monumentos que busca mostrar de forma bela e feminina a importância dessa luta. No Brasil o primeiro monumento a ser iluminado foi no Parque Ibirapuera em São Paulo-SP e depois se expandiu para outras cidades como Santos (sede do Instituto Neo Mama), Rio de Janeiro-RJ, Porto Alegre-RS, Brasília-DF, Poços de Caldas-MG, entre outras.

Além da conscientização essa mobilização tem como objetivo estimular a postura de atenção das mulheres em relação à necessidade da mamografia (exame feito para investigar possíveis alterações) ser feito regularmente e não apenas em época de campanha.  Ainda busca o diagnóstico precoce e a prevenção da doença. No Brasil temos o Instituto Nacional Do Câncer de Mama (INCA) que junto com a Secretaria da Saúde investe em ações direcionadas para a prevenção e  auxílio às mulheres com câncer de mama.

É necessário  também lembrar da importância de um tratamento com qualidade e em tempo oportuno que devem ser cobrados pela sociedade e pelos profissionais da saúde.

Deixamos assim nossa ressalva e dica, previna-se!

Até mais…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s